O consumidor atual espera que em sua mesa os produtos alimentícios tenham qualidade e características idênticas à do momento em que foram processados. MAPAX®, desenvolvido pela AGA, é uma excelente solução para a embalagem em atmosfera modificada.
MAPAX® pode se adaptar a diferentes aplicações, levando-se em conta as características próprias de cada alimento, o tipo de gás e o processo de embalagem utilizado.

MAPAX® é muito eficaz para inibir os mecanismos (bactérias, enzimas) que deterioram os alimentos frescos e processados, aumentando assim sua vida útil. O rigoroso cuidado no manuseio e na higiene durante o processamento, a embalagem, o armazenamento e a distribuição, mantendo a temperatura correta, são essenciais para garantir a segurança e a vida útil prolongada de produtos embalados em atmosfera modificada. Com este processo não há necessidade de utilização de aditivos e conservantes artificiais, o que se traduz, na prática, por uma maior qualidade para o consumidor. Para obter a maior eficácia do MAPAX® devem ser considerados os seguintes fatores: tipo e quantidade de microrganismos, atividade da água, pH, respiração das células, composição do alimento, temperatura, condições de higiene, atmosfera de gases e métodos do processo. Assim, é muito importante para a vida útil a forma como o produto é manuseado na etapa de processamento, na linha de embalagem ou durante o resfriamento anterior à embalagem. Por isso, estabelecer uma atmosfera equilibrada para cada produto é um trabalho difícil, obtido após diferentes testes. Nossos especialistas possuem a experiência e a capacitação necessárias para desenvolver a melhor combinação de atmosfera e embalagem.
O termo atmosfera controlada é definido como a manutenção de composição gasosa distinta daquela que respiramos, mantendo controle sobre ela durante o tempo. O objetivo é reduzir a atividade respiratória dos produtos que permanecem nesta condição. Comercialmente, o maior benefício refere-se à ampliação do período de armazenagem, mantendo o produto nas condições de qualidade exigidas pelo consumidor.
Esta técnica é empregada no transporte para grandes distâncias, sendo atualmente uma prática comum das empresas que produzem e comercializam em níveis nacional e internacional. |